sexta-feira, 11 de junho de 2010

França e Uruguai ficam no empate

Após África do Sul e México, ocorreu mais um empate no grupo A da Copa do Mundo nesta sexta-feira. No estádio Green Point, na Cidade do Cabo, França e Uruguai também saíram de campo com apenas um ponto, com o placar ficando em 0 a 0. O resultado deixa África do Sul e México como líderes do grupo, pelos gols marcados.

No início do jogo, foi possível notar que os Bleus apostavam no esquema 4-3-3, adotado pelo time nos últimos amistosos antes da Copa. Já o Uruguai foi a campo com uma postura bastante cautelosa, procurando segurar a partida.

Todavia, isso não impediu que, aos seis minutos, os franceses criassem a primeira chance real de gol da partida. Após ganhar disputa de bola com Mauricio Victorino, Franck Ribéry chegou livre, pela esquerda, e cruzou rasteiro. Todavia, Sidney Govou não conseguiu chegar à tempo, e a bola saiu pela linha de fundo, à direita do gol defendido por Fernando Muslera.

Os Bleus continuaram criando chances aos 10, quando Abou Diaby arriscou chute de média distância, mas a bola saiu alta demais, sem perigo para os uruguaios. Porém, aos 12, um francês sofreu uma punição. Após perder a bola para Diego Pérez, Patrice Evra derrubou o volante uruguaio na tentativa de recuperação, e levou o primeiro cartão amarelo do jogo. Depois, nova chance veio aos 14, quando Nicolas Anelka recebeu bola cruzada e tentou o cabeceio, mas mandou a bola para fora.

O Uruguai, por sua vez, só chegaria com perigo ao ataque aos 16 minutos da etapa inicial. Diego Forlán dominou na entrada da área, driblou a defesa e, evitando a chegada de William Gallas, bateu colocado para a defesa de Hugo Lloris, que espalmou e evitou lance mais perigoso da Celeste Olímpica.

Todavia, logo os franceses voltaram a responder em campo, numa jogada de bola parada. Aos 19 minutos, Yoann Gourcuff cobrou falta da esquerda, colocando a bola no ângulo e exigindo boa defesa de Muslera, que se esticou e espalmou para escanteio.

Aos 31 minutos, uma boa oportunidade para os franceses foi desperdiçada. Abou Diaby fez bom passe, tentando alcançar Govou. No entanto, Nicolas Anelka, que estava em posição irregular, tocou na bola antes, e o árbitro Yuichi Nishimura apitou a irregularidade. Anelka voltaria a interferir aos 43, quando desviou fracamente para fora um cruzamento de Bacary Sagna.

O Uruguai até começou atacando mais na segunda etapa, com chutes de Egidio Arevalo, aos seis minutos, e Forlán, aos sete. Porém, a França respondeu aos 56, quando Jérémy Toulalan arriscou chute de média distância, e a bola veio traiçoeira, após quicar no chão. No entanto, Muslera defendeu, mesmo com dificuldades.

Duas jogadas de bolas paradas representaram as chances seguintes. Aos 15 minutos, em falta cometida por Victorino sobre Patrice Evra, Ribéry partiu para a cobrança, mas mandou a bola para fora. Quatro minutos depois, pela esquerda, Forlán efetuou cobrança de falta, mandando a bola no ângulo direito. Porém, Lloris conseguiu defender.

Uma das grandes chances de gol do jogo, porém, veio aos 28 minutos. E foi uruguaia: aos 28, após cobrança de lateral, a bola foi desviada de cabeça por Luis Suárez, sobrando com Forlán, na entrada da área. E o camisa 10 da Celeste bateu forte e rasteiro, mandando a bola rente à trave direita de Lloris.

Entretanto, o time de Oscar Tabárez sofreu duro golpe aos 36 minutos: Nicolás Lodeiro, que havia substituído Ignacio Gonzalez e já tinha cartão amarelo, deu um carrinho no tornozelo de Sagna, e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso de campo pelo árbitro.

Aos 44, Henry reclamou que Victorino teria cometido pênalti, com a bola batendo na sua mão. Yuichi Nishimura nada deu. Falta de Ribéry, aos 48, bateu na barreira. E a Copa do Mundo viu seu segundo empate.

Ficha técnica

Uruguai 0x0 França

Local: Estádio Green Point (Cidade do Cabo)
Data: 11/06, sexta-feira
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Público:
Cartões amarelos: Lugano, Victorino e Lodeiro (Uruguai); Ribéry, Evra e Toulalan (França)
Cartão vermelho: Lodeiro (Uruguai)

França:

1-Hugo Lloris, 2-Bacary Sagna, 5-William Gallas, 3-Eric Abidal e 13-Patrice Evra; 8-Yoann Gourcuff (15-Florent Malouda aos 30'/2º), 14-Jérémy Toulalan e 19-Abou Diaby; 10-Sidney Govou (11-André-Pierre Gignac aos 40'/2º), 21-Nicolas Anelka (12-Thierry Henry aos 27'/2º) e 7-Franck Ribéry. Técnico: Raymond Domenech.

Uruguai:

1-Fernando Muslera, 2-Diego Lugano, 3-Diego Godín e 6-Mauricio Victorino; 16-Maximiliano Pereira, 17-Egidio Arévalo, 15-Diego Pérez (8-Sebastián Eguren aos 42'/2º) e 11-Álvaro Pereira; 18-Ignacio González (14-Nicolás Lodeiro aos 18/2º); 10-Diego Forlán e 9-Luis Suárez (13-Sebastián Abreu aos 29/2º). Técnico: Oscar Tabárez.

Confira os gols:

África do Sul e México ficam no empate


Finalmente começou. Nesta sexta-feira, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, pela primeira rodada do grupo A, África do Sul e México empataram em 1 a 1 na partida inaugural da Copa do Mundo. Ao som incessante das vuvuzelas, as duas equipes fizeram um jogo bem movimentado.

Os mexicanos começaram melhor, e apesar da escalação apontar um 4-3-3, na prática eles iniciaram em um 3-4-3. No primeiro lance de perigo da partida, aos dois minutos, Paul Aguilar foi à linha de fundo e cruzou. O goleiro Itumeleng Khune deu rebote e Giovani dos Santos dividiu com o jogador.

Pela direita o México criava as melhores oportunidades, enquanto os sul-africanos sofriam para conseguir sair da defesa. Aos 14 minutos, após outra boa jogada de Aguilar, os mexicanos conquistaram o escanteio. Na cobrança de Giovani dos Santos, o centroavante Guillermo Franco subiu livre, mas cabeceou longe.

O primeiro chute ao gol da África do Sul só aconteceu aos 18 minutos, em uma cobrança de falta de Steven Pienaar. Na sequência, porém, mais uma vez Giovani dos Santos abafou o som das vuvuzelas. No contra-ataque, ele chutou com perigo, por cima do gol sul-africano.

Aos 31 minutos, Guillermo Franco saiu na cara do gol. Após lançamento de Carlos Vela, no centro da área, o centroavante tocou fraco e Khune conseguiu fazer a defesa. Poucos segundos depois, a defesa sul-africana saiu tocando errado e Vela desperdiçou uma boa jogada, mais uma vez pela direita.

Impressionantemente, aos 38 minutos, mais uma vez os zagueiros dos donos da casa erraram a saída de bola. Após outro escanteio, Gerardo Torrado cobrou, Franco desviou de cabeça e Vela abriu o placar. Só que, completamente impedido, teve o gol anulado.

Só aos 41 minutos, finalmente, a África do Sul conseguiu chegar na área mexicana tocando a bola, mas sem criar uma chance de gol. Na sequência, outra boa jogada: Siphiwe Tshabalala cruzou da esquerda e Katlego Mphela, no meio da área, por pouco não alcançou a bola.

Após o intervalo, os Bafana Bafana voltaram melhores, tanto que logo aos dois minutos criaram uma boa oportunidade, após um cruzamento da esquerda, Teko Modise dividiu com o zagueiro, mas a bola saiu pela lateral.

O primeiro gol da Copa do Mundo não demorou para sair. Aos dez minutos, Tshabalala recebeu grande lançamento de Kagisho Dikgacoi. O meia avançou pela esquerda e chutou cruzado, no ângulo do indeciso Oscar Pérez, para marcar um golaço.

A África do Sul seguia melhor na partida, e aos 20 minutos quase ampliou a vantagem. No contra-ataque, Mphela chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Modise, livre, cara a cara com Pérez, tocar de primeira para fora. Quatro minutos depois, o mesmo Modise teve outra boa chance na área e o goleiro mexicano se deu melhor novamente.

A partir da metade da segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado. Os mexicanos voltaram a ter mais posse de bola, como no início do jogo, enquanto os sul-africanos naturalmente recuaram. Com isso, aos 34 minutos, Andrés Guardado levantou a bola na área, a defesa saiu, mas Aaron Mokoena ficou no centro, dando condição a três mexicanos. Rafa Márquez, livre, dominou e chutou na saída de Khune.

Depois do empate, nenhuma das duas equipes se lançou ao ataque. O medo de tomar o segundo era maior do que a vontade de sair de campo com a vitória. Mesmo assim, aos 44 minutos, em um rápido contra ataque, Mphela mandou a bola no pé da trave.
No final, um resultado justo pelo que os dois times produziram ao longo de todo jogo.

Ficha técnica

África do Sul 1x1 México

Local: Estádio Soccer City, Joanesburgo
Data: 11/06, sexta-feira
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Público: 84.490 pessoas
Gols: Tshabalala aos 10’/2T (África do Sul); Rafa Márquez aos 34’/2T (México)
Cartões amarelos: Dikgacoi e Masilela (África do Sul); Juárez e Torrado (México)

África do Sul

16-Itumeleng Khune, 2-Siboniso Gaxa, 20-Bongani Khumalo, 4-Aaron Mokoena e 15-Lucas Thwala (3-Tsepo Masilela no intervalo); 12-Reneilwe Letsholonyane, 13-Kagisho Dikgacoi, 8-Siphiwe Tshabalala, 10-Steven Pienaar (17-Bernard Parker aos 38’/2T) e 11-Teko Modise; 9-Katlego Mphela. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

México

1-Oscar Pérez, 12-Paul Aguilar (18-Andrés Guardado aos 10’/2T), 5-Ricardo Osorio, 2-Francisco Rodríguez e 3-Carlos Salcido; 4-Rafa Márquez, 6-Gerardo Torrado e 16-Efrain Juárez; 17-Giovani dos Santos, 11-Carlos Vela (10-Cuauhtémoc Blanco aos 24’/2T) e 9-Guillermo Franco (14-Javier Hernández aos 28’/2T). Técnico: Javier Aguirre.

Confira os gols: